Escaldado de Farinha de Mandioca - Da Nossa Pequena Cozinha

1 de maio de 2014

Escaldado de Farinha de Mandioca

Postado por: Marília

Dia desses a gripe veio me assombrar...
Cheguei em casa com o corpo todo moído, desejando um banho quente, uma comidinha quentinha que me trouxesse conforto e minha cama.
Por motivos óbvios, não queria perder tempo preparando nada. Então me lembrei desse caldinho que é uma delícia e é pá-pum, rapidinho.



Numa panela, com fogo alto, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo e doure meia cebola picadinha, acrescente 1 dente de alho picadinho e 1/2 colher de sopa de colorau e uma pitada de sal. Deixe dourar e acrescente 1 litro de água e 1 folha de louro. Tampe a panela e deixe a mistura ferver. Com a ajuda de um fuet, vá acrescentando bem aos poucos, a farinha de mandioca, misturando bem após cada adição, cuidando para não empelotar - a melhor forma de fazê-lo é pegando um punhado com uma mão, misturando com a outra, fazendo o esquema de "chuvinha", sabe?
Quando perceber que  mistura ganhou um pouco de corpo - lembrando um pirão leve - pare de acrescentar farinha. Abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por aproximadamente 3 minutos. Quebre 4 ovos e acrescente-os um a um, rasgando-os levente quando começarem a cozinhar. 
Desligue o fogo. Acerte o sal e, se gostar, tempere com pimenta do reino. Tampe o cozido para que os ovos terminem de cozinhar abafados - coisa de um minutinho sal. Finalize com salsinha picadinha.

Meu caldinho ficou pronto em 10 minutos!
Minha noite de sono foi perfeita e levantei bem melhor no dia seguinte!!

Minhas considerações:

- esse prato é super fácil. O pulo do gato é o cuidado na hora de acrescentar a farinha de mandioca. Caso ela empelote, retire a panela do fogo e misture vigorosamente para dissolver os grumos que se formaram. Ficou lisinho? Volte a panela no fogo.

- é comidinha simples. Coisa de roça mesmo. Mas vale muito a pena experimentar.

Bom apetite!

Receita extraída da coleção Cozinha Regional Brasileira, Minas Gerais  vol. 1, pág. 92.


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir