sábado, 17 de maio de 2014

Risoto de filet mignon e champignon

Postado por: Marília

Eu amo risoto. E vou te confessar que desde que aprendi a fazer, tenho me divertido muito: comidinha saborosa, rápida e fácil de fazer.


Primeiro passo foi aquecer 1 litro de caldo de carne que ensinei a fazer aqui.
Levei uma panela ao fogo alto para aquecer bem. Acrescentei 2 colheres de sopa de óleo e fritei 250g de filet mignon em tiras até dourar. Baixei o fogo para médio e acrescentei meia cebola picada bem miudinha. Deixei refogar um pouco e acrescentei 1 dente de alho bem picadinho e sem o broto. Refoguei por mais 1 minuto e acrescentei 2 xícaras (café) de arroz arbóreo. Mexi bem. 
Na sequência, acrescentei 1 xícara (chá) de vinho branco e, a partir daqui, não parei de mexer mais. Quando o vinho começou a secar, acrescentei 1 concha de caldo de carne, mexendo sempre até secar. Fui acrescentando caldo e mexendo, até que o arroz estivesse cozido, porém al dente.
Juntei 1/2 xícara (chá) de champignons fatiados, 1 colher (sopa) de manteiga, 100g de parmesão ralado. Acertei o sal e servi em seguida.
Maravilhoso!

Minhas considerações:

- caso não queira fazer um caldo caseiro, você pode usar o de tabletinho, sem problemas. Só tome cuidado com o sal;

- lembre-se que para fritar a carne a panela deve estar bem quente Assim ela soltará pouco liquido e não ficará dura;

- a medida de arroz é ideal para duas pessoas. Depois de pronto sirva na sequência. Risoto frio não é legal...

- é importante mexer sempre o arroz, evitando que grude no fundo da panela. O risoto deve ser cremoso. Esta cremosidade se deve ao amido contido no grão, que é liberado através do contato (fricção) entre os grãos. Sacou?

- Caso você não goste de carne, há inúmeras possibilidades de saborização. Se jogue!


Bom apetite!