Frango Provençal - Da Nossa Pequena Cozinha

13 de maio de 2014

Frango Provençal


Sabe aquelas comidinhas que são aparentemente simples mas te surpreendem pela riqueza sabor? Então...

Desossei 1 peito de frango, 2 coxas e 2 sobrecoxas de frango (se não souber como fazê-lo, compre os filés de peito que vai ser show também). Cortei em cubos grandes e temperei com alho picado miúdo, limão, sal e pimenta do reino. Deixei descansar por 1 hora. 
Levei uma frigideira antiaderente ao fogo alto e, quando estava bem quente, acrescentei um fio de óleo e adicionei os pedaços de frango. Deixei refogando até pegar aquela cor douradinha, manja? Nesse momento baixei o fogo para médio alto.
Enquanto o frango dourava, removi as sementes de 2 tomates e cortei em cubinhos. Cortei também 1 cebola em cubos e um tanto de salsinha  e cebolinha fresca.
Quando o franguinho já estava lindamente dourado, polvilhei sobre ele 1 colher (chá) de farinha de trigo e misturei com uma colher. Acrescentei a cebola e deixei refogar um pouco, coisa de 1 minuto. Acrescentei os tomates e deixei refogar mais um pouco. Acrescentei  1/2 xícara (chá) de champignons fatiados. Desliguei o fogo, espremi meio limão, acrescentei raspas do limão (1 colher de sopa), acertei o sal e finalizei com a salsa fresca.
Comemos com arroz fresquíssimo. E foi lindo, acredite!


Minhas considerações:

- a execução da receita é simples. O cuidado é que, para o frango pegar aquela cor bacana, a frigideira deve estar bem quente;

- nesta preparação, utilizei o limão siciliano, mais suave;


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir