domingo, 25 de maio de 2014

Angú ao molho de carne e quiabo

Nesse frio que Deus tem mandado só penso em comer algo quente, que me traga conforto.
Como também não queria passar muitas horas na cozinha fiz essa comidinha prática e deliciosa:






Comecei pela carne: temperei aproximadamente 500g de patinho cortado em cubos (sal, pimenta do reino e alho socado). Numa panela de pressão, levei à fritura num fio de óleo, até que a carne ficasse douradinha. Acrescentei 2 xícaras de água quente e 1 folha de louro, tampei a panela e deixei cozinhar, até que ficasse beeeem macia - em ponto de desfiar.

Enquanto a carne cozinhava, tratei do quiabo: lavei em água corrente 500g de quiabos. Cortei as extremidades e sequei em papel toalha. Cortei em pedaços de aproximadamente 2 cm. Levei ao fogo médio uma frigideira antiaderente. Quando estava bem quente, coloquei mais ou menos 2 colheres (sopa) de óleo e acrescentei os quiabos para que fritassem. De tempo em tempo, fui remexendo a frigideira para que os quiabos fritassem igualmente. Quando verifiquei que não havia mais baba, desliguei o fogo e juntei com a carne cozida, acertei o sal e finalizei com bastante cheiro verde picadinho.

Numa panela, levei à fervura aproximadamente 700ml  de água filtrada com 1 folha de louro, um fio de azeite e 1 pitada generosa de sal. Numa tigelinha dissolvi 2 xícaras (chá) de Milharina em 1 xícara de água filtrada. Despejei na panela quando a água já estava fervendo, mexendo bem para não empelotar. Quando o angu começou a borbulhar, baixei o fogo, tampei a panela e deixei cozinhar por 5 minutinhos.

Servi imediatamente, em cada prato uma concha generosa de angu com o molho de carne e quiabos. 

Minhas considerações:

- Logo que a carne cozinhou, acrescentei 1 cebola pequena cortada em cubinhos para agregar mais sabor. No final, acrescentei um pouco mais de água, e deixei o molho apurar com a panela aberta.É importante que fique aquele caldinho da carne para umedecer o angu, sabe?

- O angu é o ponto mais firme da polenta. Caso você prefira mais molinha, diminua um pouco a quantidade de fubá;

- Durante o cozimento, o angu espirra e você pode se queimar. Então, assim que perceber que começou a cozinhar, tampe a panela;

Bom apetite!

*** este post não é patrocinado.