Kibe Assado - Da Nossa Pequena Cozinha

2 de maio de 2014

Kibe Assado

Postado por: Marilia

Receitinha pá-pum pro final de semana.

Numa tigela, deixei de molho 2 xícaras (chá) de trigo para quibe em água filtrada - apenas o suficiente para umedecer, coisa de 1 xícara - por meia hora.

Enquanto isso, fui tratando dos ingredientes do recheio: fatiei finamente 2 tomates (com as sementes) e meia cebola. Temperei com sal, limão e azeite. Reservei.

Passada meia hora, espremi o trigo - aos punhados para eliminar o excesso de água - e fui depositando em outra tigela (faça com calma e com cuidado para não desperdiçar). 
Acrescentei ao trigo 500g de carne moída (usei patinho), 1/2 maço de hortelã picadinha; 1 cebola grande ralada, sal e limão. A receita pedia pimenta síria, mas como a minha havia acabado e tinha uma pimenta dedo de moça dando sopa, retirei as sementes, piquei bem miudinha também e foi!

Para a montagem, untei um refratário grande com manteiga (fundos e laterais). Dividi a massa em duas partes e depositei uma parte no fundo da forma, cuidando para que a distribuição ficasse uniforme. Despejei o recheio dos tomates e cebolas fatiados sobre a massa (com o caldinho!), e cobri com muçarela (cerca de 100g).  Cobri tudo com a outra metade de massa.  

Com uma faca, fui fazendo incisões em formato de losangos. Reguei cada corte com azeite. Levei para assar em forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 40min.



Comemos com salada verde fresquinha. 

Minhas considerações:

- O tempo de forno pode variar. Então, a partir de 25 minutos, comece a monitorar seu assado!

- Embora tenha gostado bastante do prato, da próxima vez que o fizer, vou diminuir ou excluir o tomate. Nessa preparação ele não agradou muito meu paladar...

- Se tiveres um molhinho de pimenta - principalmente aquela a base de gergelim - se jogue com força. É a glória!!

- Não preciso dizer pra balancear o ardidinho da pimenta com cervejinha gelada, preciso? Ahhh bom...


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir