Salada de Bacalhau com Grão de Bico - Da Nossa Pequena Cozinha

29 de maio de 2014

Salada de Bacalhau com Grão de Bico

Postado por: Marília







Comprei uma bandejinha com 500g de lascas de bacalhau. Lavei em água corrente para eliminar o excesso de sal e deixei de molho por 24h em água filtrada (na geladeira), trocando a água 4 vezes neste período. Escolhi e deixei de molho em água filtrada 250g de grão de bico.


Numa panela, levei o peixinho para cozinhar em água com uma folha de louro. Retirei o bacalhau com uma escumadeira e reservei. Uma vez frio, desfiei grosseiramente com as mãos.

Transferi a água do cozimento para uma panela de pressão e, cozinhei o grão de bico nela, a fim de que absorvesse todo o sabor do bacalhau. São 10 minutos depois que a panela começar a chiar ou até ficarem macios, porém firmes. Deixei esfriar e removi a película que envolve o grão.

Juntei o grão de bico e o bacalhau em uma tigela e comecei a temperar: 1 dente de alho socadinho, 1 cebola picada bem miudinha, 1/2 xícara (chá) de azeite - do bom - sal e pimenta do reino branca moída e muito cheiro verde picado. Misturei bem e comi com arroz fresquinho. Foi lindo!



Comidinha caseira e honesta. Divida com quem você ama.


Minhas considerações:

- Embora pareça trabalhosa, a execução é simples. Pode acreditar;

- Para o cozimento do grão de bico, a quantidade de água deve ser suficiente para cobrí-lo. Caso a água do bacalhau seja pouca, complete com água filtrada.

- No dia seguinte fica ainda mais gostosa. Caso decida por prepará-la com antecedência, deixe para acrescentar o cheiro verde no momento de servir;

- Pronta a salada dura três dias na geladeira. Se chegar até lá, acondicione em um pote limpo e bem fechado.

Bom apetite!





Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir