quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pão ao Pesto

Postado por: Marília


Tempos atrás assisti a um vídeo que a Katia Najara (Pitéu) fez para o Cozinha Finna. Tratava-se de um pão com manjericão e gorgonzola, que ainda não fiz mas nem por isso o esqueci.

Tinha um pesto sobrando na geladeira e resolvi adaptar. E, para minha alegria, deu super certo!



Para iniciar, fiz a "esponja", que tem o objetivo de "acordar" o fermento.
Numa tigelinha, coloquei 1 xícara (chá) de leite morno, 1 colher (sopa) de açúcar e 1 envelope de fermento seco para massas. Misturei e deixei descansar por 10 minutos, até que ficasse assim:

cresceu um pouquinho e encheu de bolhinhas 

Numa outra tigela, despejei coisa de 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo e fiz um buraco no meio. Sobre esta farinha, espalhei 1 pitada generosa de sal. No buraco formado, despejei a esponja, acrescentei 1 ovo inteiro, o pesto (tinha algo em torno de 1 xícara de café), 2 colheres (sopa) de azeite e mexi com uma colher até que tudo estivesse bem agregado. 
Como a massa ainda estava bem mole, fui acrescentando aos pouquinhos cerca de 1 xícara (chá) farinha e mexendo bem (com as mãos) após cada adição. Polvilhei uma superfície e transferi a massa, para poder sová-la até que não grudasse mais nas mãos. Grosseiramente, moldei-a no formato de um rocambole.
Untei e enfarinhei uma forma para bolo inglês e deixei-a descansar, até que dobrasse de volume.
Pincelei o topo com uma clara e salpiquei gergelim. Levei para assar em forno médio, pré aquecido até minha cozinha ficar tomada por um perfume inebriante e o pãozinho ficar lindamente dourado (cerca de 20 minutos). 



Minhas Considerações:

- o leite para a esponja deve ser morno: leite frio não ativa o fermento e quente demais o matará; (trágico, não?

- a quantidade de farinha pode variar conforme a marca. O importante é acrescentar aos poucos e sovar bem para garantir maciez e leveza à massa; Deve ser macia, elástica e não grudar nas mãos;

- penso que eu poderia ter acrescentado um pouco de queijo ralado na massa... só pra piorar um pouco a situação. Colocaria uma 1/2 xícara...

- é um pouquinho trabalhoso mas vale muito, muito a pena!

Bom apetite!