Bolo de Flocão - Da Nossa Pequena Cozinha

26 de abril de 2014

Bolo de Flocão

Postado por: Marília


Foi numa reunião de trabalho que experimentei esse bolo e foi amor a primeira mordida.
Embora não sejam idênticas, me lembrou a broa de fubá da minha tia Fany. Gostinho de infância sabe?




Untei e enfarinhei uma forma de furo no meio - tamanho médio - e preaqueci o forno a 200º. 
Em uma panelinha, misturei 2 xícaras (chá) de flocão, 2 1/2 xícaras (chá) de leite, 1 xícara (chá) de açúcar e 1/2 xícara (chá) de óleo. Levei ao fogo brando até iniciar fervura. Desliguei o fogo e deixei esfriar bem.
Em uma tigela grande, despejei a mistura e acrescentei 3 gemas, 1 xícara (chá) de coco ralado, 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada e  1 colher (sobremesa) de fermento em pó. Misturei bem até tudo ficar homogêneo. Bati as 3 claras restantes em neve (ponto firme) e delicadamente foi incorporando-as na massa. Levei para assar até dourar lindamente - coisa de 45 min.


Fofinho... quentinho... uma delícia!!


Minhas considerações:

- costumo utilizar o Kimilho Flocão da Yoki; 

- na receita original vai menos leite e não vai farinha de trigo. Mas dei meu pitaco e eu prefiro a minha versão, mais úmida.

- Passe um café fresco e corra para o abraço. Vai ser lindo!

- Não é um post patrocinado.


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir