domingo, 23 de novembro de 2014

Lagarto recheado com batatas coradas

Postado por: Marília


Sabe aqueles dias que queremos comer algo que nos tragam boas lembranças? Esta carne com batatas me traz gostinho de casa de mãe. Gostinho de infância.

Mas daí que eu quis fazer do meu jeito, incrementando um pouco aqui, um pouco ali.

Com o auxílio de uma faca bem afiada, abri uma peça de lagarto (1,5 Kg aproximadamente) em um grande bife. Temperei com sal, pimenta do reino moída na hora e 2 dentes de alho pilados e sem o broto. Deixei repousar por 4h.

Recheei com 2 cenouras fatiadas no sentido do comprimento, 2 talos de salsão, 1 cebola cortada em fatias grossas e fatias de bacon. Salpiquei um pouquinho mais de sal e pimenta, a fim de temperar estes legumes. Enrolei no sentido do corte e amarrei com barbante bem firme, para que a carne não se abrisse no momento do cozimento.




Numa panela grande, funda e bem quente, adicionei um fio de óleo e selei a carne de todos os lados (ensinei esta técnica aqui). Quando ficou bem douradinha, cobri com 1 litro de água quente e acrescentei 1 folha grande de louro. Tapei a panela e deixei cozinhar em fogo médio, até que a carne ficasse bem macia.

Enquanto a carne cozinhava, descasquei cerca de 1kg de batatas pequenas e cozinhei em água quente e salgada, até ficarem cozidas, porém firmes. Numa frigideira grande, coloquei um fio generoso de óleo de girassol e acrescentei as batatas já escorridas e secas. Em fogo médio, fui fritando-as lentamente, até que adquirissem a tonalidade dourada que eu desejava. Ainda na frigideira, temperei com sal e pimenta do reino. Neste momento, mantive-as em fogo bem baixinho, para mantê-las aquecidas e levemente crocantes.

Quando a carne chegou no ponto de maciez, retirei-a da panela. Como havia sobrado bastante caldo do cozimento, usei a técnica do beurre manié (que ensinei aqui).

O resultado foi uma carne macia, bem temperada, com batatas levemente crocantes, com interior macio e um rico molho para acompanhar tudo isso. E o melhor: saborear essa comidinha deliciosa na companhia da família, no aconchego do meu lar. É muito amor <3



Bom apetite!