domingo, 9 de novembro de 2014

Escondidinho de Bacalhau

Postado por: Marília


Dia desses assistindo ao Master Chef, vi uma das participantes fazendo um escondidinho de bacalhau. Minha boca se encheu de água... Eu amo bacalhau! <3

Daí que comecei a matutar como prepararia a minha versão do prato. Decidi por um refogado de bacalhau com alho-poró e purê de mandioquinha com cream cheese.

Comprei os ingredientes e partilho com vocês a execução. Até o marido e a filha que não são chegados comeram tudinho - com direito a suspiro de satisfação! 

Para o recheio de bacalhau:

500g de lascas de bacalhau dessalgado e cozido
1 folha de louro
2 alhos-porós fatiados
1/2 cebola picada 
1 dente de alho picado
1/4 de xícara (chá) da água do cozimento do bacalhau
azeite de oliva de boa qualidade
cheiro verde à gosto

Para o purê de mandioquinha:

500g de mandioquinha descascada e cozida (cozinhei na água do cozimento do bacalhau) 
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1/4 de xícara (chá) de leite integral
3 colheres (sopa) bem cheias de cream cheese
sal
pimenta do reino

Comecei a preparação na véspera, deixando o bacalhau de molho em água filtrada, trocando três vezes a água, a fim de remover o excesso de sal. Depois cozinhei em água com a folha de louro. Retirei com uma escumadeira, retirei um pouco da água. Deixei esfriar. Desfiei e removi algumas espinhas. Reservei.

Numa frigideira antiaderente, refoguei a cebola em um fio generoso de azeite. Assim que ficou tranparente, juntei o dente de alho e deixei refogar por um minuto. Juntei o alho poró fatiado e deixei refogar até murchar. Acrescentei o bacalhau. Reguei com 4 colheres (sopa) da água do cozimento, para garantir umidade ao recheio. Temperei com pimenta do reino moída na hora e precisei acertar o sal. Finalizei com cheiro verde. Reservei.

Na panela em que cozinhei o bacalhau, acrescentei a mandioquinha. Cozidas, escorri e espremi enquanto estavam quentes. Numa outra panela, juntei o purê, a manteiga e o leite e cozinhei em fogo baixo, apenas para derreter a manteiga e agregar todos os ingredientes. Desliguei o fogo, acrescentei o cream cheese, sal e pimenta do reino moída na hora. Misturei bem. Reservei.

Para servir, optei por porções individuais. Então utilizei estes ramequins, que untei com manteiga e farinha de rosca. No fundo, distribuí igualmente as porções de bacalhau e reguei cada uma com um fio de azeite. Cobri com o purê de mandioquinha e finalizei com parmesão ralado.



Levei para gratinar em forno pré-aquecido alto, até ficarem douradinhos.



Servi imediatamente - os danadinhos deram uma murchada...





Ficou muito, muito bom!




Minhas considerações:

- o purê ficou levinho e saboroso, bem do jeitinho que eu queria!

- o bacalhau ficou molhadinho e o alho-poró fez toda a diferença neste recheio. Foi o casamento perfeito!

- eu optei por porções individuais, mas nada impede de fazer num refratário. Mas ter um potinho só pra si é um afago e tanto!

- é uma ótima opção para as festas de fim de ano que se aproximam.

- o rendimento desta receita foram 6 ramequins bem recheadinhos.


Se fizer me conta?

Grande beijo.