Batata Rosti (ou Batata Suíça) - Da Nossa Pequena Cozinha

29 de outubro de 2014

Batata Rosti (ou Batata Suíça)

Postado por: Marília

Batata suíça, batata rosti - Blog da Nossa Pequena Cozinha



A batata rosti é um prato suíço. Rosti significa “crocante e dourado” - devido ao aspecto que batata adquire ao ser frita.

Fiz esta gostosura neste final de semana e foi sucesso absoluto!

Comecei lavando bem em água corrente 4 batatas grandes. Levei para cozinhar em panela com água fervente por 15 minutos. Escorri e deixei esfriar. Descasquei e ralei (grosso). Temperei com sal e noz-moscada.

Para o recheio, fiz duas opções: a primeira para agradar ao marido: queijo, tomate seco e rúcula; a segunda para a filhota: presunto, queijo, tomate e orégano.

Levei uma frigideira antiaderente ao fogo médio.  Como queria fazer porções individuais, usei aquelas frigideirinhas para fritar ovo, sabe? Adicionei um fio e azeite e, com o auxílio de uma colher, fui acomodando porções de batata, espalhando por todo o fundo – não faça uma camada muito grossa, ok? Acrescentei o recheio escolhido e cobri com mais uma camada de batata. 

Batata suíça, batata rosti - Blog da Nossa Pequena Cozinha


Quando a parte de baixo adquiriu uma casquinha bem douradinha, virei a batata em um prato – como uma omelete. Com uma espátula grande, transferi novamente para a frigideira para dourar do outro lado – adicionando mais um fio de azeite.

Servi acompanhado de salada de folhas verdes.

Muito, muito bom!

Batata suíça, batata rosti - Blog da Nossa Pequena Cozinha 


Minhas considerações:

- é importante respeitar o tempo de cozimento das batatas, ok? A ideia é amaciá-las um pouco, e não fazer um purê;

- solte a imaginação para o recheio: requeijão, carne desfiada, peito de peru, frango, legumes... o céu é o limite;

- o tempo de frigideira é de mais ou menos 10 minutos de cada lado; podendo ser mais ou menos – dependendo da sua preferência: mais clarinho, menos tempo, mais escurinho, mais tempo; mas confesso que uma boa crostinha é o que há de melhor! Por dentro fica muito macia e suculenta;

- caso não tenha muita intimidade com as panelas, faça com calma. É um prato fácil, que exige mais paciência do que habilidade;


Batata suíça, batata rosti - Blog da Nossa Pequena Cozinha

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir