domingo, 12 de outubro de 2014

Alcachofras com molho vinagrete

Postado por: Marília




Confesso que não rolou um amor louco na primeira vez que comi alcachofras.

Dia desses, vi o chef britânico Simon Hopkinson preparando e servindo a iguaria com um vinagrete de mostarda que me pareceu bem interessante. Resolvi dar uma segunda chance.

Comecei cortando o topo da flor com uma faca de serra e aparando as folhas laterais com a tesoura. Lavei em água corrente, abrindo as folhas a fim de tirar as sujeiras maiores. Deixei de molho em uma bacia com água e vinagre por 10 minutos para eliminar as sujeiras menores.

Preparei um caldo de verduras para o cozimento das alcachofras, reaproveitando talos de salsinha, folhas de alho poró, folhas de salsão, louro, cascas de cebola, azeite (para dar brilho) e sal. Coloquei um prato por cima, evitando que elas boiassem, garantindo um cozimento adequado.



Deixei cozinhar até que as folhas externas não apresentassem resistência ao serem puxadas.

Comecei a preparar o vinagrete.

Numa tigelinha juntei os seguintes ingredientes:

1 colher (sopa) generosa de mostarda (usei a tipo Dijon)
1 colher (sopa) de suco de limão
1 dente de alho
pitada de sal
pimenta-do-reino (moída na hora)

Comecei a processar com o mixer e, aos poucos, fui acrescentando água quente (coisa de 2 colheres de sopa no total), 125 ml de óleo (usei o de milho), 75 ml de azeite (usei extravirgem) até adquirir um creme. A ideia é que o molho tenha consistência para “grudar” nas folhas, sem escorrer. Acrescentei um pouco mais de limão, ajustando ao meu paladar. Reservei.

Quando as alcachofras estavam cozidas, deixei-as escorrendo (de cabeça para baixo) por 20 minutos, a fim de esfriarem um pouco.

Acomodei a alcachofra em um prato raso, acompanhada do vinagrete.


Recomendo fortemente! Muito bom!


Se fizer me conta depois?


Beijo grande e volte sempre!