quarta-feira, 18 de junho de 2014

Salada Morna

Postado por: Marília

É certo que nesses dias de jogos temos saído um pouco da linha. A combinação petiscos+biritas tem reinado fortemente aqui em casa, rs.

Tinha uma Bok Choy na geladeira...

Então  hoje resolvi pegar leve no jantar, e preparei esta salada morna deliciosa:



Não tem receita gente. É mais passo a passo mesmo:

- Cozinhei ovos, batatas (com casca) e os mantive aquecidos em banho-maria bem baixinho;

- Branqueei a Bok Choy e as cebolas da seguinte forma:
Levei uma panela com água em fogo alto para ferver. Iniciada a fervura, deixei uma bacia com água e gelo ao lado; acrescentei a Bok Choy e deixei "cozinhar" por 1 minutinho apenas; retirei da água com o auxílio de uma escumadeira e, imediatamente, mergulhei na água gelada a fim de parar o cozimento (por 1 minuto também). Na sequencia, fiz o mesmo com as cebolas. Deixei descansar em um escorredor de massas,para eliminar o excesso de água. 
Este procedimento cozinha o alimento, mas o mantém crocante e sem aquela aparência triste de cozido, sabe?;

- Numa frigideira, acrescentei cerca de 1/2 xícara de chá de azeite (do bom!) e fritei lâminas de alho (usei 4 dentes; aqui em casa a gente AMA alho!).  Durante a fritura, fui agitando a frigideira pelo cabo a fim de garantir que as lâminas fritassem igualmente;

- Montei os pratos;

- Acrescentei sal e pimenta branca moída na hora e reguei tudo com azeite e o alho frito. 

- Simples e perfeito! Batatas macias, ovos com gema no ponto, Bok Choy, cebola  e alho crocantíssimos regados com muito azeite : ) !!


Minhas considerações:

Você pode variar com o que você quiser: brocolis, couve-flor, cenouras, ervilha torta, pimentões (como aqueles que ensinei aqui) azeitonas... o céu é o limite! 


Bom apetite!