Pudim de leite com morangos macerados - Da Nossa Pequena Cozinha

30 de junho de 2014

Pudim de leite com morangos macerados

Postado por: Marília

Reunir a família é sempre uma delícia, não é? Mesa farta regada à conversa solta e gargalhadas é algo que me deixa muito feliz.
Pra fechar, uma sobremesa gostosa: pudim de leite com morangos macerados:



Uma sobremesa saborosa e de encher os olhos!

Iniciei o preparo do pudim pelo caramelo: numa panelinha, caramelizei em fogo brando 1 xícara (chá) de açúcar refinado, até ficar lindamente dourado. Acrescentei 1 xícara (chá) de água e, a partir deste ponto não mexi mais na panela. Deixei ferver até adquirir uma calda espessa. Despejei a calda numa forma de furo no meio e, com a ajuda de uma colher, espalhei-a em toda a lateral e centro (você deve ser ágil nesta etapa, pois a calda endurece rapidamente!). Reservei.



Numa tigela juntei  2 latas de leite condensado, 2 latas de leite integral e 6 ovos. Misturei com ajuda de um fuet (não mexi muito, apenas o suficiente para misturá-los).
Despejei a mistura na forma caramelizada, tampei bem com papel alumínio (parte metálica para dentro)  e levei para assar em banho-maria em forno pré-aquecido a 180ºC, 30 minutos coberto e 1h descoberto.
Deixei esfriar e mantive na geladeira até o momento de servir.

Próximo do momento de servir preparei os morangos macerados. Eu já havia lavado 1 caixinha de morangos (300g) e cortado em quatro partes.
Numa panelinha, fiz uma calda de açúcar com ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro com ½ xícara (chá) de água filtrada e levei para ferver em fogo baixo. Acrescentei ½ collher (café) de canela em pó e ½ colher (café) de pimenta rosa moída na hora. Desliguei o fogo e adicionei 1 colher (chá) de essência de baunilha. Imediatamente despejei a calda sobre os morangos e deixei descansar por 15 minutos.

Desenformei o pudim. Separei os morangos da calda e acomodei-os no centro do pudim. Servi em fatias, acompanhado dos morangos.



Minhas considerações:

- dei meus pitacos nos morangos, pois a receita original pedia fava de baunilha e eu não tinha em casa... Ah, substituí a pimenta-do-reino por pimenta rosa;


- receita original daqui ó;

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir