Panquecas salgadas com talos e folhas (reaproveitamento) - Da Nossa Pequena Cozinha

16 de dezembro de 2019

Panquecas salgadas com talos e folhas (reaproveitamento)


Panquecas salgadas com talos e folhas (reaproveitamento)
Panquecas salgadas com talos de couve-flor

Tenho testado algumas receitas nessa minha busca pelo aproveitamento integral dos alimentos - minha meta para o próximo ano é reduzir drásticamente o descarte de alimentos.

Ao pesquisar na internet encontrei várias formas de aproveitamento, mas muitas frituras - o que eu não queria... Daí deparei-me com as panquecas salgadas, que despertaram minha curiosidade!

A receita é do site Panelinha, e a proposta de lá é com milho verde (fiz e aprovei!). Mas aproveitei a base da massa para incorporar os ingredientes que eu desejava: talos e folhas. Deu super certo!

Bora ver?

Para preparar as panquecas salgadas com talos e folhas de vegetais utilizei os seguintes ingredientes:

1 xícara de talos branqueados ou 1/2 xícara de folhas branqueadas (usei rama de cenoura e folhas de couve-flor)
1 ovo
½ xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga derretida
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) cheia de queijo parmesão ralado
1 dente de alho pequeno finamente picado
salsinha e cebolinha à gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
manteiga para untar a frigideira

 
Panquecas salgadas com talos e folhas (reaproveitamento)
Talos de brócolis ramoso branqueados

Numa tigela grande juntei o ovo, o leite e a manteiga. Mexi bem até incorporar todos s ingredientes. 

Juntei a farinha e mexi novamente.  

Temperei com sal, pimenta, o alho e misturei novamente.

Acrescentei o fermento, os talos (ou folhas), a salsinha e a cebolinha e misturei delicadamente até a massa ficar homogênea.

Levei uma frigideira para aquecer em fogo médio. Quando estava quente, coloquei uma pontinha de faca de manteiga.

Coloquei a massa para grelhar (para cada panquequinha coloquei 2 colheres de sopa de massa). Deixei dourar na base e depois virei - foram necessário três minutos de cada lado aproximadamente.


Panquecas salgadas com talos e folhas (reaproveitamento)
Panquecas salgadas com rama de cenoura

Conforme ficavam prontas, acomodei as panquecas num prato.

Servi com filezinho de frango e salada verde.

A criançada aqui de casa aprovou! Bom, né?

Panquecas salgadas com talos e folhas (reaproveitamento)
Panquecas salagadas com talos de brócolis

Minhas considerações sobre panquecas salgadas com talos e folhas (reaproveitamento):

- os talos e as folhas dos vegetais são ricos em vitaminas e sais minerais.

- já utilizei talos de brócolis e couve-flor, rama de cenoura e folhas de couve-flor;

- eu seleciono os talos, descartando apenas a parte mais fibrosa. Faço o mesmo com as folhas;

- aqui em casa eu costumo comprar o brócolis ramoso (meu referido!). Caso opte pelo ninja, para aproveitar o talo é importante descascá-lo. Esse cuidado muda completamente sua textura;

- testei com as partes cruas. Porém com o branqueamento deu um melhor resultado;

- não bata a massa. Misture delicadamente após cada adição. Isso garantirá uma panqueca leve e macia;

- você ainda pode cortá-los bem fininho e utilizá-los em sopas, servi-los refogados, enriquecer omeletes, arroz e tantos outros pratos quantos desejar.

Então vamos combinar de não jogar mais essas riquezas fora? 💖


Se fizer me conta depois?

Beijo grande e volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir