Caldo de legumes com cascas, raízes e talos (reaproveitamento) - Da Nossa Pequena Cozinha

10 de dezembro de 2019

Caldo de legumes com cascas, raízes e talos (reaproveitamento)





Tenho buscado uma vida mais sustentável. Confesso que não é uma tarefa fácil, envolve sair da zona de conforto, de alterar a rotina... mas sigo firme, dando um passo de cada vez.

A busca por esse novo estilo de vida, começou pela cozinha de casa, fazendo compras mais seletivas, menos impulsivas e cada vez menos industrializados (já falei várias vezes aqui no blog que procuro fazer tudo em casa).

Uma das demandas que a muito me incomodava, era o descarte de partes dos alimentos frescos, como cascas, raízes e talos. Como aproveitá-los? Como diminuir o desperdício? 

Existem inúmeras formas. Inúmeras!

Mas hoje quero compartilhar com você a mais simples de todas: um delicioso caldo de legumes! Caseiro, sem aditivos, corantes ou sódio. 

Depois de bem higienizados (eu costumo lavar em água corrente, deixo de molho numa solução de água com vinagre e volto a lavar em água corrente) armazeno num saquinho no freezer. 



No momento de usar, coloco tudo em um caldeirão com água o suficiente para cobrir e junto folhas de louro, tomilho, cravo da índia, grãos de pimenta do reino, coentro, mostarda e um tico de açafrão.

Tampo a panela e deixo cozinhar em fogo baixo por 1h a 1h30min (o cozimento longo extrairá todos os sabores e nutrientes).

Passo por uma peneira fina e armazeno em potes que possam ser congelados e mantenho  no freezer por até 3 meses; outra parte mantenho em garrafa na geladeira por até 3 dias.

Utilizo no preparo de sopas, risotos, arroz, ensopados, recheios...



Neste meu caldeirão tinha: aparas de cogumelos, raízes e folhas de alho poró, aparas e folhas de salsão, aparas e cascas de cenoura e cebola, talos de aspargos e salsinha e raízes de cebolinha.




Se quiser uma versão em cubos, depois de peneirar, retorne com o caldo para a panela e deixe reduzir bem. Distribua em forminhas de gelo e congele - recomendo que tenha uma forma de gelo só para esta finalidade (para evitar deixar suas bebidas com gostinho de caldo de vegetais, rs).

É claro que estamos quebrando um paradigma aqui. Afinal, fomos educados para jogar essas partes fora.

Mas eu te convido a experimentar e se surpreender!


Se fizer me conta depois?

Beijo grande e volte sempre!




Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir