sábado, 2 de maio de 2015

Costelinha suína ao molho barbecue

postado por: Marília




Este prato combina com mesa cheia, cervejota gelada e conversa solta. É uma ótima opção para reuniões com amigos ou almoço em família. 

O preparo é simples. Contudo o tempo de cocção é longo. Mas vale muito, muito a pena.


Os ingredientes são:

1 peça de 2 kg de costelinha de porco


Para a marinada:

2 xícaras (chá) de vinho de boa qualidade
4 dentes de alho
2 cebolas
10 bagas de zimbro
2 folhas de louro
1/2 xícara de salsinha e cebolinha frescas
1 pimenta dedo de moça - usei com semente
sal
pimenta do reino preta


Para o molho barbecue:

2 xícaras (chá) de catchup
4 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de molho de pimenta forte - usei tipo defumada
1/2 xícara (chá) de vinagre branco
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
sal e pimenta do reino moída na hora
100 g de bacon picado
1 folha de louro
2 colheres (café) de cominho em pó




Encomendei a costela no açougue - pedi uma beeeem carnuda. Limpei todo o excesso de gordura e membranas. Coloquei a peça dentro de um saco plástico grande e limpo. Reservei.

Coloquei todos os ingredientes da marinada no processador - exceto as folhas de louro. Bati bem e coloquei a marinada e as folhas de louro dentro do saco plástico. Fechei bem e deixei descansar de um dia para o outro, alternando o lado de vez em quando.

No dia seguinte, retirei a costelinha da marinada e fechei-a completamente com papel alumínio - lado brilhante em contato com o alimento - sem deixar nenhum pedacinho aparente. Levei para assar (com os ossos virados para baixo) em forno pré-aquecido a 180.ºC.

Enquanto a costelinha assava, preparei o molho barbecue. Numa panela dourei o bacon, até que soltasse bastante gordura. Juntei a cebola e deixei refogar até dourar. Acrescentei o alho e refoguei por mais um minuto. Acrescentei os demais ingredientes e deixei cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Passei por uma peneira e reservei.

Passada a primeira hora de cozimento, abri o papel alumínio e pincelei generosamente toda a superfície com o molho barbecue. Fechei muito bem o papel alumínio e devolvi para o forno. Repeti o processo a cada 1h. O tempo total de cozimento foi de 4h.

O resultado foi uma carne extremamente macia, suculenta, saborosa e aromática. Comi com batatas assadas (ensinei aqui) e cerveja geladíssima.

Com as sobras preparei este sanduíche incrível: com mostarda, cebola roxa e picles de pepino.






Minhas considerações:

- este é um prato doméstico, portanto você pode adequá-lo ao seu paladar, principalmente o molho. Ao acrescentar os ingredientes vá experimentando e ajustando ao seu gosto;

- Encomende a peça com o açougueiro. Uma costelinha carnuda fará toda a diferença;

- É importante envolver bem o papel alumínio na carne, criando uma bolsa térmica. É esta técnica que garantirá uma carne macia e suculenta.



Se fizer me conta?


Forte abraço!!