Feijão com abóbora cabotiã - Da Nossa Pequena Cozinha

19 de dezembro de 2018

Feijão com abóbora cabotiã

Feijão com abóbora cabotiã - Blog Da Nossa Pequena Cozinha


Esse feijão tem sido minha paixãozinha dos últimos tempos! Coisa simples, mas cheia de sabor e afeto. Delicinha demais!


Começo colocando meu rico feijão de molho. Vou abrir um parênteses aqui: eu gosto de deixar de molho de 18 a 24h. Sim é bastante tempo. Mas esse hábito mudou a minha vida!
Ao deixar as leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, etc) de molho por um longo período em meio ácido - com gotinhas de limão ou vinagre - elas liberam o fitato que que é essa espuma branca aí da foto:


O fitato, ou ácido fítico, é um antinutriente que se liga ao zinco, cálcio e ferro, impedindo que os mesmos sejam absorvidos adequadamente pelo organismo. 

Então deixar o feijão-nosso-de-cada-dia de molho é importante para a saúde - e evita aqueles desagradáveis gases, uma vez que fermenta a água e não a sua barriga!

Continuando...

Depois do tempo de descanso, descarto a água, lavo bem em água corrente e levo para cozinhar com água o suficiente para cobrir (uns três dedos) com folha de louro (costumo colocar uma folha grande para cada xícara de feijão). Cozinho até os grãos ficarem tenros. 

Numa frigideira, refogo uma cebola  bem picadinha, junto bastate alho e uma pitada generosa de cominho em pó. Acrescento esse refogado na panela do feijão. Junto também um punhado de abóbora cabotiã picada e descascada. Pitada de sal. Baixo o fogo e deixo o caldo encorpar enquanto a abóbora cozinha.

Depois do caldo apurar, acerto o sal e é só correr para o abraço!


Minhas considerações:

-  caso você prefira, pode deixar a abóbora cozinhar junto com o feijão, assim ela se desmanchará e deixará o caldo bem grosso. Eu prefiro deixar os pedacinhos, acho mais gostoso;

- você pode acrescentar bacon, linguiça calabresa, coentro ou salsa fresca...

- é uma maneira deliciosa de variar o feijão do dia a dia e incentivar as crianças a comerem mais vegetais;


Se fizer me conta depois?

Beijo grande e volte sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir