Croquete de carne de panela - Da Nossa Pequena Cozinha

7 de dezembro de 2018

Croquete de carne de panela



Croquete de carne de panela - Blog Da Nossa Pequena Cozinha

Eu amo um salgado! Mas tem que ser um bom salgado. Daqueles que demandam bons ingredientes e mãos caprichosas, sabe? E quer maior garantia de satisfação do que preparar você mesmo seu rico petisco? Não, não há.

Esses croquetes são apaixonantes! Recheio cremoso, úmido e farto (nada de recheio massudo, eca!) e a casquinha crocante, sequinha... me faltam palavras. Sério. Só sei sentir!

Vamos ao preparo?

Comecei selando na panela de pressão, 500g de paleta (bem limpinha) cortada em cubos, cuidando para dourar de todos os lados. Temperei com sal, pimenta do reino, uma pitadona de páprica picante e uma pitadona de cominho. Mexi. Acrescentei 4 dentes de alho finamente picados e deixei refogar por 1 minutinho. Juntei 2 folhas grandes de louro e coloquei água quente até cobrir a carne - passando uns dois dedos. Tampei a panela e deixei cozinhar por 30 minutos depois que pegou pressão. Abri a panela e conferi se a carne estava macia, a ponto de desfiar. Deixei reduzir o caldo ao mínimo. Desliguei a panela e deixei esfriar. Depois desfiei bem a carne, retirando qualquer gordurinha que tivesse sobrado. Reservei.

Na mesma panela em que a carne foi cozida, juntei um fio generoso de azeite e refoguei uma cebola média - que piquei finamente. Deixei refogar em fogo baixo até ficar transparente. Juntei a carne desfiada, 1/2 xícara de salsinha e cebolinha picada e acrescentei a mistura de 1 xícara (chá) de leite integral com 3 colheres (sopa) de farinha de trigo (faça essa mistura separadamente e com o leite frio, assim seu recheio não ficará empelotado). Fui mexendo bem, em fogo médio baixo, em todos os sentidos, para que a farinha cozinhasse bem. Esse processo levou uns 8 minutos - o objetivo é formar uma massa homogênea e encorpada. Transferi para uma tigela e deixei esfriar.

Levei uma panelinha ao fogo médio baixo, com óleo de girassol suficiente para cobrí-los. Enquanto o óleo esquentava, comecei a modelar os croquetes, que depois passei em ovo batido e empanei com farinha panko (para garantir um croc-croc delicioso!). Fritei os croquetes até dourarem - poucas unidades por vez, para o óleo não esfriar. Escorri em papel absorvente.

Depois foi só servir com limão e cervejinha gelada. É de comer rezando!



Croquete de carne de panela - Blog Da Nossa Pequena Cozinha


Minhas considerações:

- caso prefira, faça a carne de panela conforme seu costume. O segredo é caprichar no tempero, pois a carne é a base do bolinho;

- é importante fritá-los em fogo brando, caso contrário o centro ficará frio;




Recomendo fortemente que faça! 

Me conte depois se gostou?

Beijo grande e volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir