sábado, 4 de abril de 2015

Boeuf bourguignon

postado por: Marília




Este é um prato típico francês que, basicamente, consiste em carne vermelha cozida no vinho acompanhada de legumes. 

O que eu achei bacana é o fato de ser super simples de fazer e mega saboroso. Ideal para quem está começando a cozinhar e quer causar uma boa impressão nos convidados. 

Para preparar esta delícia utilizei:


1 kg de carne dura (usei paleta)
150g de toucinho defumado picado
500ml de vinho tinto seco de boa qualidade
1 cebola grande cortada em cubinhos
2 dentes de alho cortados finamente
2 cenouras médias fatiadas
150g de cogumelo paris cortado em quartos
1 bouquet garni (ensinei aqui)
Sal
Pimenta do reino moída na hora
Cebolinha fresca picada à gosto



Comecei limpando a peça de carne e cortando em cubos médios. Temperei com sal e pimenta do reino. Reservei.

Numa panela de fundo grosso, fritei o toucinho até que ficasse douradinho e soltasse bastante gordura. Reservei o toucinho em um prato.

Na gordura que se formou – em fogo alto – selei os cubos de carne, um pouco por vez. Fui reservando os cubos junto com o toucinho.



Na mesma panela, refoguei a cebola até ficar transparente. Juntei o alho e refoguei por mais um minuto. Devolvi as carnes para a panela e acrescentei o vinho. Com a ajuda de uma colher de pau, fui raspando o fundo da panela, ajudando na deglaçagem. Temperei com mais um pouco de pimenta do reino e juntei a cenoura e o bouquet garni. Tampei a panela e deixei cozinhar em fogo baixo por 2 horas.

Quando a carne estava bem cozida, acertei o sal, acrescentei os cogumelos e deixei cozinhar por mais 10 minutos.

Finalizei com cebolinha picada.


Minhas considerações:

- o bouquet garni que utilizei nesta receita continha: 1 folha grande de alho poró, 1 talo grande de salsão, 1 ramo de tomilho fresco, 1 folha de louro fresco e 4 talinhos de salsinha;

- Embora o tempo de cozimento seja longo, nada de deixar a panela sozinha no fogo! A cada 15 minutos dê uma boa mexida e acompanhe a quantidade de líquido;

- Caso a quantidade de vinho não seja suficiente, mantenha uma chaleira com água quente por perto. Acrescente aos pouquinhos até atingir o completo cozimento da carne;

- Gostei muito do prato. Mas vou confessar que no dia seguinte ficou muito melhor! Da próxima vez, vou preparar de véspera e deixarei a finalização com a cebolinha para o momento de servir.

- para acompanhamento sugiro arroz branco, purê de batatas ou pão fresco. E claro, mais vinho!


Se fizer me conta?


Ótimo apetite!