Bolinhos de abobrinha da Nigella Lawson - Da Nossa Pequena Cozinha

8 de dezembro de 2015

Bolinhos de abobrinha da Nigella Lawson

postado por: Marília



Nigella Lawson é uma das divas da cozinha que gosto de acompanhar. Uma das coisas que mais admiro (além de achá-la linda, é claro) é a proposta caseira de sua cozinha. 

Dia desses estava folheando o Nigella Verão e deparei-me com esta receita de bolinho que não tinha todos os ingredientes, mas dava para adaptar.

A proposta dela é um bolinho leve - é praticamente grelhado e não imerso em óleo - quase uma panquequinhas de legumes, que podem ser entrada de um jantar, ou prato principal vegetariano, quando servido com salada verde.



Vamos à receita?


750g de abobrinhas - usei a tipo menina brasileira
1 cebola média picada finamente
250g de ricota
1 colher (chá) de páprica
1 colher (sopa) de salsinha fresca picada
140g de farinha de trigo (+ ou - 1/2 xícara)
3 ovos batidos
sal
pimenta do reino
azeite para fritar
farias de limão para servir

Ralei as abobrinhas (parte grossa do ralador) e espalhei sobre folhas de papel toalha por 20 minutos para secarem o máximo possível.

Numa tigela adicionei a ricota esfarelada, a cebola, a salsinha e a páprica. Juntei a farinha de trigo e temperei com sal e a pimenta. Em seguida adicionei os ovos e mexi bem. Adicionei a abobrinha ralada. Mexi até agregar bem os ingredientes. O aspecto da massa é meio estranho mesmo e bem resistente, Veja:





Numa frigideira grande aqueci um fio generoso de azeite (fogo médio) e fritei a massa em colheradas (sobremesa), achatando com as costas da colher, para que formasse tipo umas panquequinhas, sabe? Fritei cada lado por dois minutos aproximadamente.






Servi ainda quentinhos com fatias de limão e pimenta à base de tahine.


Delícia!





Minhas considerações:


- ajustei a receita aos ingredientes que tinha em casa: a receita original utiliza queijo feta e hortelã fresca;

- são leves e deliciosos! Recomendo fortemente que faças na sua casa!





Se fizer me conta depois?


Beijo grande e volte sempre!



*** receita inspirada em Nigella Verão - Receitas leves e deliciosas para o ano todo. Nigella Lawson. Rio de Janeiro: Ed. Agir, 2010. pág. 156


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir