sábado, 3 de outubro de 2015

Torta de abobrinha (sem glúten e sem lactose!)

postado por: Marília




Eu amo abobrinha! - quem me acompanha já deve ter percebido - rs. Além de deliciosa é super versátil! Assim como esta torta, que pode ser lanche, acompanhamento ou prato principal. Bacana, né?

Foi minha primeira experiência com a farinha de grão de bico. Gostei bastante! Acrescenta ainda mais sabor à preparação e não é pesada, sabe? 


Os ingredientes são:

2 xícaras (chá) de farinha de grão de bico
3 ovos
1 1/2 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal a gosto

2 abobrinhas médias - usei a tipo menina brasileira
3 tomates médios 
1 cebola pequena - usei roxa
1 dente de alho grande
sal
pimenta do reino
salsinha e cebolinha à gosto
gergelim

Comecei pelo recheio: cortei em pequenos cubos a cebola, os tomates e a abobrinha (sem as sementes). Temperei com o alho picadinho, salsinha, cebolinha, sal e a pimenta do reino. Reservei.



Para a massa juntei todos os ingredientes em uma tigela (com exceção do fermento, que acrescentei no final) e bati com o mixer, até adquirir uma mistura homogênea.

Distribui o recheio em um refratário untado com azeite e farinha de pão (sem glúten) e derramei a massa por cima. Salpiquei o gergelim e levei para assar em forno pré-aquecido a 200.ºC até dourar.

Ficou incrível!



Minhas considerações:


- a massa fica bem líquida.  Mas não se assuste. Vai dar certo!

- a farinha de grão de bico é bem fininha. Caso faça á mão você terá que primeiramente colocar a farinha em uma tigela e, aos poucos adicionar o líquido e mexer vigorosamente. Ela teima em formar grumos, então mande ver! rs; 

- usei a abobrinha tipo menina brasileira. Achei ideal pois não solta muita água e ela também não desmancha com o cozimento;

- medida da xícara é de 200ml;

- se tiveres um parmesão de castanhas e quiser adicionar a massa, fique à vontade. Recomendo 1/4 de xícara (chá) do queijo ralado;

- recomendo assares em um refratário tipo marinex. Criará uma casquinha deliciosa no fundo e nas laterias;




Se fizer me conta?

Beijo grande e volte sempre!