Salada de lentilhas - Da Nossa Pequena Cozinha

18 de agosto de 2015

Salada de lentilhas

postado por: Marília





Procurando opções saudáveis – e saborosas – para a refeição do dia a dia, fui consultar o livro da Rita e deparei-me com esta salada simples e com cara de delícia! 

Vamos à receita?

2 xícaras (chá) de lentilhas
½ xícara (chá) de azeite de boa qualidade
¼ xícara (chá) de vinagre de maçã
2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de cominho
1 colha de louro (opcional)
2 bagas de cardamomo (opcional)
½ xícara de castanhas de cajú torradas
½ xícara (chá) de folhas de hortelã
½ xícara (chá) de folhas de salsinha

Comecei escolhendo as lentilhas. Lavei em água corrente e levei para cozinhar em panela aberta e fogo médio com água fria (suficiente para cobrir) com o a folha de louro e o cardamomo. Deixei cozinhar até ficarem cozidas, porém firmes. Escorri bem e reservei.

Numa tigela, misturei todos os ingredientes do molho – exceto as folhas de hortelã e salsa. Juntei a lentilhas (que ainda estavam quentes) e misturei delicadamente, até incorporar todo o molho. Deixei esfriar em temperatura ambiente.

No momento de servir, juntei as ervas e mexi delicadamente.

Minhas considerações:

- é importante não cozinhar demais as lentilhas para não se desmancharem. Se não, ao invés de uma salada terás um purê...

- recomendo misturar as lentilhas ainda quentes ao molho, pois assim o tempero penetrará nos grãos, o que garantirá mais sabor;

- você pode substituir a castanha de cajú por outra de sua preferência: castanha do pará, amendoim, nozes...

A versão dela tinha lindas fatias de bacon, mas isso já não me pertence mais, rs.

- minha receita tem vários pitacos: a folha de louro, o cardamomo, as castanhas de cajú... fui "modelando" a receita ao meu gosto e ficou incrível!




Se fizer me conta?

Grande beijo. Volte sempre!



*** receita inspirada em Cozinha de Estar: receitas práticas para receber. Rita Lobo. 2,ª ed. São Paulo: Ed. Paralela, 2012. pág. 114





Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir