sábado, 1 de agosto de 2015

Risoto de shimeji preto

Postado por: Marília



Como vocês já sabem sou apaixonada por risoto e ultimamente, tenho me jogado na infinidade de sabores que este prato pode proporcionar. Minha última - e agradável experiência - foi o risoto de tomates assados (que ensinei aqui). Mas eu ainda queria mais! rs

Uma prima muito querida trabalha em uma plantação de cogumelos (Iara um beijo!!) e na última visita trouxe alguns comigo, incluindo esta belezinha da foto acima.

Mas chega de papo furado e vamos à receita, né?

Os ingredientes são:

150g de shimeji preto fresco - ou uma bandeja
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho cortado em cubinhos
2 xícaras (café) de arroz arbóreo
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 litro de fundo (caldo) de legumes aquecido
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga gelada
¾ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
sal
pimenta do reino moída na hora
cebolete picada à gosto

Comecei tratando os cogumelos: lavei rapidamente os buquês em água corrente e sequei com papel toalha. Separei os cogumelos um a um.

Numa panela aquecida em fogo médio, refoguei a cebola em um fio de azeite até ficar transparente. Juntei o alho e refoguei por mais um minutinho. Juntei os cogumelos e refoguei até murcharem e ficarem levemente corados (cerca de 5 minutos). Acrescentei o arroz e refoguei por aproximadamente dois minutos. Juntei o vinho e, mexendo sempre, deixei cozinhar até secar. A partir daqui, não parei de mexer o arroz, juntando uma nova concha de caldo,  assim que todo o liquido secasse da concha anterior secasse.

Quando o grão ficou cozido mas resistente no centro (alma blanca) desliguei o fogo, acrescentei a manteiga e misturei até que se derretesse completamente. Juntei o queijo e mexi novamente. Temperei com sal e pimenta do reino. Servi uma concha de risoto em cada prato, finalizei com um fio de azeite e com cebolete picadinha.


Delicioso!




Se fizer me conta?

Forte abraço e volte sempre!