Bolinho de chocolate sem glúten e sem lactose - e um dedinho de prosa - Da Nossa Pequena Cozinha

10 de agosto de 2015

Bolinho de chocolate sem glúten e sem lactose - e um dedinho de prosa

postado por: Marília





Oi, tudo bem? Hoje gostaria de compartilhar com você algumas "novidades" que, de alguma forma, alterarão o perfil deste blog.

Já faz um tempinho - uns dois meses, vai... - que precisamos reestruturar nosso cardápio aqui de casa. Nossa filha apresentou um problema de saúde: triglicérides alterado. É. Foi um baque. Principalmente por saber que posso (e talvez seja) a responsável.

Daí que decidimos praticar em família a reeducação alimentar. Primeiro para de motivá-la (ela pensou que morreria de fome) e depois pensando na saúde de todos pois, visivelmente estamos acima do peso.

A partir de então, cortamos o carboidrato no jantar. Aumentamos o  consumo de frutas, legumes e verduras. Além de carnes magras. Frituras que já eram raras, foram extintas.

Diminuímos drasticamente o consumo de açúcar refinado. Aliás, trocamos pelo tipo demerara e mascavo.

Eu que particularmente, olhava para aqueles super sucos com desconfiança, estou tendo de prepará-los na minha cozinha: laranja com mamão, cenoura e chia... É meu amigo(a). Novos tempos... rs.

Creme de leite, leite condensado, leite integral, queijos amarelos, bacon e embutidos, que sempre foram presentes na nossa geladeira, agora dão lugar a hortaliças e legumes variados.

Agora por orientação da nutricionista, devemos por 30 dias adotar para a filhota, uma dieta livre de glúten lactose. 



Os vários pacotes de massas tradicionais deram lugar a massas sem glúten. Farinha de trigo branca às farinhas de arroz, de grão de bico e a tapioca granulada. Arroz integral, quinua, amaranto, oleaginosas, frutas desidratadas... enfim...

Mas quer saber? Tenho gostado bastante desse modo saudável de me alimentar! É verdade que dá mais trabalho e acordo faminta (não tinha hábito de tomar café da manhã...) mas já estou percebendo mudanças na pele e na cintura (!).

Daí que preparei meu primeiro bolo sem glúten e lactose para a lancheira dela. Que agradável surpresa! Macio, saboroso e muito leve. Ela amou!


O ingredientes são:

3 ovos
1 xícara de açúcar (usei o demerara)
1/2 xícara de óleo (usei de girassol)
1/2 xícara de cacau em pó
1 xícara de água morna
1 xícara de farinha de arroz
1 colher (sopa) de fermento em pó


Comecei batendo os ovos com o açúcar na batedeira até formar um creme fofo. Acrescentei o óleo, o cacau e a água batendo sempre após cada adição. Juntei a farinha de arroz e bati mais um pouco. Por último adicionei o fermento em pó e misturei à mão, delicadamente.

Acomodei as forminhas de papel nas cavidades da forma de cupcake e preenchi com massa até um pouco mais da metade de cada uma, deixando espaço para crescer.

Levei para assar em forno pré aquecido a 180º por 25 minutos.


Minhas considerações:

- todos os ingredientes foram usados a temperatura ambiente;

- primeira coisa: ligue o forno! Ele pode demorar até 20 minutos para estabilizar a temperatura. Forno frio pode comprometer o resultado final;

- para facilitar, dilua o cacau na água. Como o pó é muito fininho, ao adicioná-lo direto na batedeira vai voar pó pra toda parte. Isso já aconteceu comigo e não foi legal... de nada!

- A partir de 15 minutos de forno, comece a monitorar seus bolinhos. No meu forno foram necessário 25 minutos, mas pode ser que no seu asse em menos tempo;



Se fizer me conta?

Bj grande. Volte sempre!



*** Receita original daqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir