domingo, 22 de março de 2015

Torta mousse de maracujá com chocolate

Postada por: Marília





Essa torta é super fácil de fazer e fica incrível! 

A combinação chocolate e maracujá ficou deliciosa. E a calda bem azedinha.... demais!


Vamos à receita?

100g de biscoito tipo maisena 
1 colher (sopa) de manteiga sem sal derretida
150g de chocolate meio amargo picado
50g de creme de leite de lata sem soro
1 lata de leite condensado
1 lata de suco de maracujá
restante do creme de leite
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
polpa de 2 maracujás
2 colheres (sopa) de açúcar


Comecei triturando os biscoitos no processador até adquirir uma farofa. Misturei com a manteiga derretida e forrei o fundo de uma forma de aro removível de 18cm. Reservei.

Derreti o chocolate no microondas. Juntei o creme de leite e misturei bem. Despejei sobre a massa de biscoitos e alisei a superfície, cuidando para que tudo ficasse com a mesma espessura. Forrei com filme plástico e levei para ao freezer.

Para a mouse, juntei o suco do maracujá, o leite condensado e o restante do creme de leite no copo do liquidificador e bati por aproximadamente três minutos, até adquirir um creme liso e aerado. Preparei a gelatina conforme as orientações do fabricante. Juntei à mistura de maracujá e bati novamente.

Despejei a mousse sobre o creme de chocolate - que já estava bem firme. Cobri novamente com o filme plástico e levei para a geladeira, onde permaneceu até o dia seguinte.

Numa panelinha, juntei a polpa do maracujá (com as sementes) e o açúcar. Deixei cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Despejei em uma tigelinha, cobri  com filme plástico e reservei na geladeira até o dia seguinte.

No momento de servir, desenformei a torta em um prato bem bonito e cobri com a calda de maracujá.

Ficou muito, muito bom!


Minhas considerações:

- Sei que alguns gastrônomos vão me achar uma herege por nomear este creme por mousse. Mas quis respeitar a cultura popular. E, independente de qual nome tenha, é uma delícia!



Se fizer me conta?

Forte abraço!!