Doce de Abóbora com Coco - Da Nossa Pequena Cozinha

9 de fevereiro de 2015

Doce de Abóbora com Coco

Postado por: Marília


Doce de abóbora com coco



Grande parte da minha paixão em cozinhar devo à minha mãe.

Quando pequena, durante algum tempo, ela vendeu na vizinhança suas conservas e compotas caseiras: doce de leite, doce de mamão verde, de maçã, pera, geleias de todos os tipos que se possa imaginar e os meus preferidos: os doces de abóbora!

A tarde, quando voltávamos da escola, ela carregava o porta-malas da nossa 77 azul (apelido carinhoso para nossa velha Brasília), colocava a mim e meu irmão no banco de trás e saíamos pelas ruas de Camilópolis - em Santo André -  oferecendo seus deliciosos doces. 

Disso tudo, me sobrou um tanto de saudade desses tempos de menina. A mim cabia apenas me inebriar com o perfume da cozinha - e "rapar" o fundo das panelas! Ô tempo bom!!

Não há como preparar este doce e essa nostalgia toda vir à mente...

Mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa, Marília! Vamos à receita!

Os ingredientes são:

1 kg de abóbora para doce (aquela do pescoção, sabe?)
1 xícara (chá) de açúcar refinado ou 1/2 xícara (chá) de açúcar ligth
4 cravos da índia
2 paus de canela
3 bagas de cardamomo (opcional)
50g de coco ralado




Comecei descascando e removendo as sementes da abóbora. Cortei em pedaços médios e lavei em água corrente. 





Numa panela grande, juntei todos os ingredientes (menos o coco) e levei ao fogo baixo - panela tampada. (Neste momento, o açúcar derreterá e fará com que todos os sabores se fundam, enquanto a abóbora cozinha lentamente. A essa altura seu vizinho já estará sentindo o cheirinho de doce de vó vindo da sua casa, hehehe...)

Quando a abóbora estiver molinha, cozinhe o doce em panela destampada.  Com uma colher de pau, mexa bem, ajudando os pedaços se desmancharem. Aumente o fogo para médio, para apurar a calda que se formou no fundo da panela.

Desligue o fogo, adicione o coco ralado e mexa bem.

Espere esfriar e divida esta delícia com quem você ama!

Minhas considerações:

- O pulo do gato nesta receita é uma abóbora fresca. Dê preferência por comprá-la na feira;

- A quantidade de açúcar vai do gosto. Aqui em casa não gostamos de doce melado. Então, comece com a quantidade indicada. Quando a abóbora estiver cozida, prove um pedacinho. Se achares que não está doce suficiente, adicione mais um pouco;

- Este doce é de fácil execução. Exige mais de paciência do que habilidade;

- É importante vigiar a panela!

- Dura até uma semana na geladeira em recipiente fechado. Mas, sinceramente, duvido que não se coma tudo bem antes disso!



Um beijo com gostinho de saudade pra você!

Volte Sempre!





Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir