segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Doce de Abóbora com Coco

Postado por: Marília





Grande parte da minha paixão em cozinhar devo à minha mãe.

Quando pequena, durante algum tempo, ela vendeu na vizinhança suas conservas e compotas caseiras: doce de leite, doce de mamão verde, de maçã, pera, geleias de todos os tipos que se possa imaginar e os meus preferidos: os doces de abóbora!

A tarde, quando voltávamos da escola, ela carregava o porta-malas da nossa 77 azul (apelido carinhoso para nossa velha Brasília), colocava a mim e meu irmão no banco de trás e saíamos pelas ruas de Camilópolis - em Santo André -  oferecendo seus deliciosos doces. 

Disso tudo, me sobrou um tanto de saudade desses tempos de menina. A mim cabia apenas me inebriar com o perfume da cozinha de minha mãe - e "rapar" o fundo das panelas! Ô tempo bom!!

Não há como preparar este doce e essa nostalgia toda vir à mente...

Mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa, Marília! Vamos à receita!

Os ingredientes são:

1 kg de abóbora para doce (aquela do pescoção, sabe?)
1 xícara (chá) de açúcar refinado ou 1/2 xícara (chá) de açúcar ligth
4 cravos da índia
2 paus de canela
3 bagas de cardamomo (opcional)
50g de coco ralado




Comecei descascando e removendo as sementes da abóbora. Cortei em pedaços médios e lavei em água corrente. 





Numa panela grande, juntei todos os ingredientes (menos o coco) e levei ao fogo baixo - panela tampada. (Neste momento, o açúcar derreterá e fará com que todos os sabores se fundam, enquanto a abóbora cozinha lentamente. A essa altura seu vizinho já estará sentindo o cheirinho de doce de vó vindo da sua casa, hehehe...)

Quando a abóbora estiver molinha, cozinhe o doce em panela destampada.  Com uma colher de pau, mexa bem, ajudando os pedaços se desmancharem. Aumente o fogo para médio, para apurar a calda que se formou no fundo da panela.

Desligue o fogo, adicione o coco ralado e mexa bem.

Espere esfriar e divida esta delícia com quem você ama!

Minhas considerações:

- O pulo do gato nesta receita é uma abóbora fresca. Dê preferência por comprá-la na feira;

- A quantidade de açúcar vai do gosto. Aqui em casa não gostamos de doce melado. Então, comece com a quantidade indicada. Quando a abóbora estiver cozida, prove um pedacinho. Se achares que não está doce suficiente, adicione mais um pouco;

- Este doce é de fácil execução. Exige mais de paciência do que habilidade;

- É importante vigiar a panela!

- Dura até uma semana na geladeira em recipiente fechado. Mas, sinceramente, duvido que não se come tudo bem antes disso!



Um beijo com gostinho de saudade pra você!