terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Bolo de Carne Moída

Postado Por: Marília

Esse é um prato super bacana para quando se recebe visita numerosa para o almoço ou jantar e se está com pouca grana: agrada a todos e rende que é uma beleza!

Preparei esse assim: coloquei em uma tigela grande aproximadamente 700g de carne magra moída. Acrescentei 2 dentes de alho socados e sem o broto, uma cebola grande picada, 1 ovo inteiro, sal, cheiro verde (muito), noz moscada e pimenta do reino moída na hora. Misturei com as mãos até que fosse possível ver o tempero salpicado pela carne.

Abri sobre a bancada um pedaço de filme plástico - por volta de uns 40cm - e fui distribuindo a carne sobre ele, espalmando com as mãos para deixá-la uniforme e com uma espessura fina (2cm).

Para o recheio distribuí lascas de muçarela, cortei fatias de bacon e, na falta de tomates, ralei cenoura e salpiquei um pouco de orégano.

Comecei a formar o rocambole a partir de um lado e, conforme fui enrolando, pressionava um pouco a carne com a ajuda do plástico. transferi para um refratário, pincelei um pouco de azeite por cima e levei para assar em forno alto, pré aquecido, até dourar.



Minhas considerações: 

- Como eu sempre coloco bacon como recheio, procuro diminuir no sal.

- Gosto de rechear com tomate para garantir uma carne suculenta, mas confesso que a cenoura também ganhou meu coração!
- Asso a carne sem cobrir com papel alumínio para que não fique rosa no meio e dar aquele aspecto de carne crua (o rosinha da foto é o meu lindo e carnudo bacon); 

- Com essa quantidade, almoçamos (repetimos) e ainda sobrou um tanto para a marmitinha (em casa somos em 3 ótimos de garfo).

- Comemos com purê de batatas e salada verde bem fresquinha. Delícia!

Bom apetite!