Pimentões Temperados - Antepasto - Da Nossa Pequena Cozinha

26 de novembro de 2013

Pimentões Temperados - Antepasto

Postado por: Marília


Não tenho o hábito de usar pimentão nas preparações aqui de casa. Compro apenas para utilizações pontuais. 
Como meus pais são sitiantes - plantam e comercializam sua produção - quando dão uma chegadinha para visitar-nos, trazem uma feira inteira para nossa casa: tanto em variedade como quantidade. Consegui dar destino na maior parte das itens (em breve postarei) mas os pimentões...estavam  os três entristecendo na fruteira.
Daí que procurando uma outra receita me deparei com os Pimentões Temperados e voilà!

Saboreando os pimentões com fatias do meu pãozinho... que vida triste meu Deus!

Lavei os pimentões, sequei e levei-os a chama do fogão para queimar e poder soltar a pele (que é super indigesta). Retirada a pele, cortei a parte superior, extraí as sementes. Abri e eliminei as fibras internas. Cortei em tiras de meio centímetro no sentido do comprimento e reservei em uma tigela. Fatiei meia cebola, acrescentei lascas de azeitona preta e temperei com um tantinho alho frito, sal, orégano, salsa desidratada, folhinhas de manjericão fresco (bem pouquinho pois ele é muito aparecido...) um tiquinho de vinagre e reguei com bastante azeite. Misturei delicadamente e foi.

Delícia!!



(Tô aqui pensando que posso utilizá-los para compor uma saladona bem da boa, né? Mas isso e assunto para outro post).

Bom apetite!

A receita que me inspirou é  da coleção Cozinha Regional Brasileira, Espírito Santo vol. 07, pág. 116,

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir