sábado, 16 de novembro de 2013

Galinhada - à minha moda

Postado por: Marilia




A galinhada que proponho à vocês não é a receita original: primeiro que não é feita com galinha (mas com o franguinho do mercado...) e foi adaptado conforme o gosto do pessoal de casa. É um prato único e democrático. É uma comida que lembra casa, acalenta. Sou fã.

Então, para quatro pessoas (comerem e ficarem felizes...)

700g de frango (aproximadamente)
2 xícaras de arroz
cebola picada
alho
salsinha
cebolinha
pimenta do reino
1 tablete de caldo de legumes
cenoura picada em cubos - de 1x1 cm aproimadamente
folha de louro
sal
água quente

Eu costumo usar sobrecoxas . Tempero com antecedência (isso faz toda a diferença): retiro a pele, lavo em água corrente, escorro. Acrescento o sal, limão ou vinagre, pimenta e alho. Deixo descansar por 1 hora pelo menos.
Levo ao fogo uma caçarola grande - de fundo grosso - até que fique bem quente. Acrescento um fio de óleo e começo a fritar o frango. Essa etapa é importante: o frango deve ficar bem douradinho e dar aquela pegadinha no fundo da panela, sabe? É esse fundinho que vai dar todo o sabor pro arroz. Mas atenção: é uma pegadinha, não é pra deixar queimar, hein! 
Uma vez dourado o frango, retire-o da panela, acrescente a cebola fritando-a até dourar (nessa etapa, o fundinho da panela começará desprender-se), some o alho, doure mais um pouco, acrescente a cenoura, o arroz e misture bem. Devolva o frango para a panela, acomodando-o de forma que ao acrescentar a água, esteja bem coberto (se quiser medir, 5 xícaras de água quente será o suficiente). Acrescente as folhas de louro e o caldo de legumes diluído. Tampe e deixe cozinhando em fogo médio até a água secar. Finalize com a salsinha e a cebolinha.


Minhas considerações: 

- um segredinho para o franguinho ficar com uma cor linda: acrescente açúcar no momento da fritura (uma colherinha de chá é o suficiente); 

- a quantidade de água para o cozimento pode variar (dependendo da marca do arroz que usas, por exemplo). Então, recomendo que inicie com 4 xícaras (chá) e, caso aja necessidade acrescente mais. Em casa gostamos do arroz al dente, mas se preferes mais cozidinho, coloque um pouco mais de água. 



Coma acompanhado de pimenta, uma caipirinha e de quem você ama.

P.S. O preparo desse prato carece de vigília. Nada de abandonar a panela e ir para o Facebook, hein!?


Bom apetite!