Torta de Ameixa - Da Nossa Pequena Cozinha

4 de dezembro de 2014

Torta de Ameixa

Postado por: Marília


Torta de ameixa - blog Da Nossa Pequena Cozinha



A bastante tempo acompanho o Gastronomismo. Quando vi esta receita, logo fiquei interessada. Acho torta de frutas algo especial, carregado de carinho. Claro que o fato de utilizar as lindas ameixas vermelhas (de que gosto muito, aliás) me deixou curiosa - não vemos muitas preparações com ela, não é mesmo?

Para esta receita utilizei os seguintes ingredientes, 

Para a massa:

270g de farinha de trigo (2 + 1/4 xícara de chá)
1 colher (sopa) de açúcar
pitada de sal
150g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos
3/4 xícara (chá) de água gelada

Para o recheio:

800g de ameixas vermelhas
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de açúcar baunilhado
4 colheres (sopa) rasas de amido de milho
pitada de sal

Numa tigela, juntei a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga. Com os dedos, fui desmanchando os quadradinhos de manteiga, até formar uma farofa. Aos poucos adicionei a água, até adquirir uma massa homogênea. Formatei em bola, embrulhei em filme plástico e levei à geladeira por 30 minutos.



Lavei as ameixas em água corrente, removi as sementes e cortei em fatias grossas (em 8 fatias aproximadamente) e transferi para uma tigela. Acrescentei o açúcar, o amido e o sal. Eu acrescentei 1 colher (chá) de canela e o suco de 1 limão em substituição ao açúcar baunilhado que não tinha em casa (snif!). Mexi até tudo ficar bem incorporado. Reservei.

Separei a massa em duas partes e abri com um rolo. Forrei o fundo e as lateriais de uma forma de aro removível. Distribui o recheio e cobri com a outra parte da massa. Com a faca, fiz pequenos cortes na superfície, para eliminar o ar. Pincelei com leite e polvilhei com açúcar. Levei para assar em forno pré-aquecido a 180.ºC até dourar - levou cerca de 1h no meu forno.



Deixei esfriar um pouco e servi com sorvete.

Deliciosa!


Minhas considerações sobre a Torta de Ameixas:


- no preparo da massa, acrescente a água aos poucos. Dependendo da qualidade da farinha, precisará de mais ou de menos. Nesta preparação, foi necessária apenas apenas 1/2 xícara;

- a forma que utilizei possui 22 cm de diâmetro;

- o sabor dessa torta é especial: não é muito doce e a combinação da ameixa com o limão traz um toque azedinho... hhumm...

- o recheio farto e de textura macia contrasta deliciosamente com a massa crocante;

- o perfume que fica pela casa é divino!

- aproveite que estamos em plena safra e delicie-se!




Se fizer me conta depois?

Beijo grande e volte sempre!










Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir