Frango com quiabo - Da Nossa Pequena Cozinha

17 de dezembro de 2014

Frango com quiabo

Postado por: Marília     


Ando sumidinha, né? É que o trabalho tá tão puxado, que tem faltado tempo para cozinhar.

Masssss, organizando algumas fotos - que estavam aguardando por uma falta de atenção da minha parte - deparei-me com este franguinho com quiabo que ainda não tinha postado. Olha que vacilo!

Como todos já sabem, minhas origens são mineiras. Portanto, este é um dos pratos cativos <3.

É um tantinho demorado no preparo. Mas cada sacrifício traz sua recompensa. Neste caso, a recompensa é comida com gostinho de casa de mãe.

Utilizei como ingredientes:

500g de drumetes de frango (coxinha da asa)
500g de quiabo
1 cebola grande picada
2 dentes de alho grandes picados
1 lata de tomates pelados – usei a versão em cubos
1 folha de louro
suco de ½ limão
óleo
cheiro verde à gosto
sal
pimenta do reino preta moída na hora

Comecei no dia anterior, temperando o frango com 1 dente de alho, sal, o suco do limão e  pimenta-do-reino preta. Misturei e reservei.

No dia seguinte, lavei os quiabos em água corrente e, com o auxílio de uma faca, cortei as extremidades, descartando-as. Levei ao fogo médio baixo uma frigideira antiaderente grande. Quando estava bem quente, adicionei um fio de óleo e juntei os quiabos. Deixei fritar por uns 5 minutos aproximadamente, mexendo de vez em quando com o cabo da frigideira, a fim de que fritassem igualmente e cuidando para que não queimassem. Esta etapa garante que o quiabo fique cozido e sem baba. Temperei com sal e pimenta preta. Reservei.

Coloquei a panela (usei a de barro) para aquecer. Quando estava bem quente, refoguei os pedaços de frango em um fio de óleo, até que ficassem douradinhos. Juntei a cebola e deixei refogar até que ficasse transparente. Acrescentei o alho e deixei refogar mais um pouco. Adicionei a lata de tomates pelados e a folha de louro. Tapei a panela e deixei cozinhar em fogo brando por aproximadamente 15 minutos. Passado este tempo, adicionei o quiabo, acertei o sal e temperei com a pimenta preta. Finalizei com bastante cheiro verde picado. 

Desliguei o fogo e tampei a panela, deixando descansar por 3 minutos, para que o cheiro verde perfumasse todos o guisado.

Para acompanhar... angú!!



Minhas considerações sobre o Frango com Quiabo:


- Você pode preparar com outros cortes do frango, como coxa, sobrecoxa ou mesmo com o frango inteiro, cortado em pedaços;

- na hora de escolher o quiabo, dê preferência aos menores e mais clarinhos. Os quiabos grande e escuros geralmente são muito fibrosos;


- a minha receita de angú eu ensinei aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir